
O século do ego
O SÉCULO DO EGO
SINOPSE: Este documentário é sobre o uso de conceitos da psicanálise no século 20 para manipular as massas com objetivos políticos e comerciais. Importantes membros da família Freud, como sua filha Anna e seu sobrinho Bernays têm papel de destaque nesta história, em que o ser humano é tratado pelos poderosos como criaturas irracionais e perigosas, que deveriam ser manipuladas por aqueles que se julgavam esclarecidos. As consequências destas políticas se desenrolam até os dias atuais.
EPISÓDIO 1: Um dos conceitos mais importantes da Psicanálise, divulgada por Freud no início do século 20, era o do inconsciente, e seus perigoso impulsos irracionais.
As teorias de Sigmund Freud ainda eram rejeitadas no ocidente. Constrangedoras e assustadoras para boa parte da sociedade Vienense, a psicanálise ainda era uma indesejada inconveniência para os poderosos.
Após a primeira guerra, Freud fica ainda mais convencido de que os perigosos impulsos que ele descreve em suas teorias são verdadeiros. A brutalidade da guerra lhe parece uma prova de que ele está certo ao considerar o ser humano como portador de perigosos anseios e impulsos difíceis de controlar, uma vez libertados.
Edward Bernays, seu sobrinho americano, usa da psicanálise de forma diferente, aplicando-a em sua especialidade: a propaganda. É o começo da utilização de conceitos da psicanálise para manipulação dos indivíduos através da propaganda. Seu sucesso no mundo dos negócios é assombroso.
Bernays faz sucesso também na política, ao utilizar seus talentos a serviço de Woodrow Wilson, um dos primeiros políticos a empregarem as novas ferramentas psicanalíticas da propaganda, através de Bernays.
EPISÓDIO 2: A CONSTRUÇÃO DO CONSENTIMENTO - As experiências do Exército Americano com os soldados da 2ª guerra mostra que seus anseios e problemas podem ter relação com impulsos internos aterradores. Diante disto, os psicanalistas buscam novo experimento social que visava controlar esta tendência na sociedade.